quinta-feira, 24 de abril de 2008

Castrato non castrato

Além da estréia dos arcos barrocos, que vai passar a utilizar em todos os concertos com esse tipo de repertório, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) vai trazer outra interessante novidade em seu concerto "BarrOCA": a participação do contratenor Marconi Araújo, um dos mais talentosos cantores com essa voz no Brasil.

Similar àquela dos castrati do período barroco, a voz de contratenor é uma das mais raras no mundo lírico. Trata-se de um cantor adulto masculino que canta na tessitura de soprano ou mezzo-soprano. Na atualidade, esse tipo de voz é desenvolvido pelos cantores por meio de técnicas de falsete, e não mais pela retirada dos testículos em tenra idade.

O concerto da OCA fará homenagem a Georg Frideric Händel (1685–1759), com a execução de trechos de óperas e de oratórios do compositor barroco. Além de Marconi Araújo, o espetáculo musical terá participação dos cantores líricos Gabriella Pace (soprano), Leonardo Pace (barítono) e Flávio Leite (tenor).

O CONCERTO "BarrOCA" integra a programação do 12º Festival Amazonas de Ópera (FAO) e acontece no próximo dia 3 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas.

Nenhum comentário: